COTETO SONHO – Hélio de Castro e Souza

 

Nascido em Martinópolis, interior de São Paulo é o 6º, dos 10 filhos de Onydes de Castro e Souza (Seu Santinho) e de Dona Alzizia Augusta Bossan de Souza. Seu avô materno, Carlos Eugênio Bossan, era descendente de imigrantes Suíços, fundadores da cidade de Nova Friburgo no Rio de Janeiro. Desde muito cedo, mesmo num tempo de grandes dificuldades, Seu Santinho exigia, e não media sacrifícios, para que os filhos estudassem.

Hélio fez o Primário e o Ginásio em sua terra natal e na adolescência, trabalhava como auxiliar de Farmácia. Em Jandira, cidade da Grande São Paulo, fez o curso Clássico, hoje, equivalente ao Ensino Médio, no Instituto José Manuel da Conceição – JMC. Serviu ao Exército Brasileiro na cidade de Lorena, onde foi Cabo Enfermeiro, pois trazia o conhecimento do trabalho em Farmácia. Também em Lorena, cursou a Faculdade de Filosofia e no mesmo período veio a conhecer Ângela Cristina Fernandes. Enamoram-se, casaram-se e tiveram três filhos, Hélio Junior, Carlos Eugênio e Alexandre.

Ângela, exímia pianista, professora de Artes, ensinou a muitos a valorizar o belo, a apreciar a boa música e foi ao seu lado, com o seu apoio, dedicação e amor que Hélio pode caminhar para a realização do seu sonho. Continuou sua vida Universitária fazendo o curso de Biologia e depois Pedagogia e Direito – 0AB 60112, mas optou pela Educação. Galgou todos os degraus na Rede Pública Estadual como Professor, Diretor de Escola, Supervisor e Delegado de Ensino.

 

 

_MG_1378

 

O sonho de montar uma Escola que auxiliasse na formação e transformasse as vidas de muitas crianças e adolescentes, começou a se realizar, associando-se à Universidade de Brás Cubas – Mogi das Cruzes – através de um de seus mantenedores, Maurício Shermann, e alguns amigos, fundando o Colégio Técnico Tremembé.

Depois de alguns anos, já como único mantenedor, trouxe a sede do colégio para a cidade de Taubaté, passando a se chamar Colégio Técnico Taubaté – COTET. Ao longo dos anos com muito esforço e trabalho, com a ajuda de bons Professores e Funcionários, o colégio foi se estabelecendo e crescendo em Taubaté. Espalhados por todo o Brasil há um número infinito de pessoas, bem sucedidas, que participaram do crescimento do colégio e que o tem em suas boas lembranças de vida.

Em 22 de maio de 2007 o COTET passou a ser marca – COLÉGIO COTET, hoje é um Centro Educacional, que em sua sede própria, abriga alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, prepara Técnicos nas áreas de Mecatrônica, Eletrônica e Química. Tem como Parceiros a UNOPAR – Universidade do Norte do Paraná – Ensino Presencial Conectado, a ETEP – Faculdade de Tecnologia de Taubaté e Cursos de Formação Profissional Continuada.